2010-03-16

coisas simples 30

coisas_simples_##

nº.30

imagem simples:


Obras de requalificação da via junto à
estação ferroviária do Barreiro,
13 de Dezembro de 2004
[nikon fe10; kodak elitechrome 100, digitalizado a partir de diapositivo]

.

texto simples:

"Não, não levariam a melhor comigo enquanto tivesse dez réis de alento. Estavam redondamente enganados se cuidavam que acabaria por dar o braço a torcer, como tantos.
Certamente convencido do contrário, de que me vergaria ao peso das conveniências, o director da censura, através do seu chefe de gabinete, mandou-me uma carta aliciante. Que ia abandonar o cargo - fora guidado a outro melhor, evidentemente - e antes de partir desejava levantar a interdição que ele mesmo impusera ao meu último livro
[Contos da Montanha]. Requeresse, portanto, nesse sentido. Indignado, peguei na pena e respondi-lhe à letra. Que uma vez que lhe não fizera nenhum pedido para que mandasse apreender a obra, também lho não faria para que a deixasse agora circular livremente.
Despeitado, engoliu o despacho favorável, que a má consciência certamente lhe tinha inspirado, e a colectânea de contos continou interdita. Só que resolvi levar mais longe o desafio. Fiz dela, em provas de prelo, uma edição clandestina, refundida e aumentada, de três exemplares apenas, enviei um deles a uma casa editora do Brasil e, a expensas minhas, os meus heróis montanheses puderam ver de novo a luz do dia, embora desterrados. E era secretamente, sonegados à vigilância dos correios, que visitavam de vez em quanto o torrão natal.
"

[Miguel Torga, A Criação do Mundo (O Sexto Dia), edição do autor, 1981, p.54-55]

.

Sem comentários: